domingo, 16 de maio de 2010

Yoga e Terapia de Vidas Passadas (TVP)

Yoga é uma filosofia de vida que podemos adaptar às necessidades que temos ou complementar com o nosso fazer profissional. Se desejarmos tudo o que se adapta ao modo de viver pode-se completar com um pouco mais de sabedoria que adquirimos ao longo da estadia terrena. No fundo tudo se interliga como vários fios que se unem para dar forma a um novelo ou a uma camisola.
Com Yoga temos acesso a um conjunto de ferramentas para uso físico, psicológico, emocional, mental e espiritual. Ferramentas essas que estudadas no seu conjunto nos ajudam a perceber o Ser que somos. Alguns podem ter a certeza de capacidades físicas maiores que até aí seriam desconhecidas, outros obtêm uma segurança interior para enfrentar os desafios que diariamente aparecem, outros ainda conseguem obter flashes do que foram ou do que podem vir a ser.
Patanjali no Kaivalya Pada, o ultimo dos seus livros compilados nos Yoga Sutras, obras escritas em sânscrito, menciona que "o passado e o futuro são na realidade, presente, nas suas formas fundamentais, tendo diferenças apenas nas características das formas tomadas em tempos diferentes."
Acreditando na reencarnação o passado está presente no nosso Ser que pode ter o nome de Alma, DNA espiritual, Purusha, existência além da matéria.
Como acedemos a esse saber? Através da meditação ou com a Terapia de Vidas Passadas.
A Terapia de Vidas Passadas (TVP) é uma técnica muito em voga pelo lado curioso do que somos, do que fomos ou mesmo da própria existência como fio sem fim. Embora este lado seja no mínimo fantástico, seria óptimo termos a consciência de que é uma terapia e que pouco ou nada ajuda sabermos se fomos pedintes, reis ou rainhas se depois não existe um acompanhamento que nos leve a uma compreensão mais abrangente de determinados padrões repetitivos na nossa vida.
Tudo está dentro de nós. Durante a meditação podemos ver-nos e aceder a registos do passado mas com TVP compreendemos os porquês e os bloqueios do nosso presente. Enquanto que meditando apenas uns quantos chegam ao cume da montanha e vêm o percurso nas pegadas que realizaram esse caminho, na TVP praticamente todos conseguem ver mais além do que uma doença, um ódio, um ciúme, um vazio que nada preenche ou um impasse em algo.
Para tudo há um chamado, uma procura, uma certeza de algo a percorrer. Se aqui sentiu uma resposta para algumas das questões que o seu coração coloca, tenha a coragem de ir mais além e de se surpreender com respostas que só a si lhe compete encontrar.
Namaste.

Sem comentários: