O Ser é a Alma que procura encontrar-se a cada instante, a realizar-se na própria felicidade de um estado permanente. Ser é simplesmente isso. Pensamos que a felicidade é algo que temos de conquistar pelo que vemos ou pelo que queremos obter. Está muito para além disso. Como posso ser feliz sem ter a casa, o emprego, a cara-metade que procuro? Como posso ser feliz, ter a auto-estima que desejo se não perco aqueles quilos, as gorduras que não se vão embora??
Todo o trabalho é de dentro. É o trabalho que trazemos de outras vidas. Oportunidades para crescermos e vencermos os tais obstáculos que agora estão vezes sem conta na nossa caminhada. Perceber que a mudança começa dentro de nós, num caos de dúvidas e descontrolos emocionais…. não é fácil. Por vezes nessas alturas mudamos a vida que temos. Hábitos alimentares, exercício, juntamo-nos a grupo inspirador ou aprofundamos a Religião. Aí podemos encontrar uma ajuda, uma direcção. No entanto o verdadeiro trabalho está dentro de nós.
Quantas vezes paramos para analisar os nossos pensamentos?? Percebemos que hábitos que cultivamos apenas são hábitos de pensamento?? Conseguimos ver as teias em que permitimos à nossa mente criar a realidade que nos cerca?
Não, não tem de ser apenas com a meditação, mas o silêncio ajuda cada vez mais a ver os passos e as marcas dos nossos pés. O silêncio entre as palavras permite-nos salvar-nos a nós e ao agressor. A função dele é a da nossa mudança. Mudamos e ele deixa de existir porque a presença dele era apenas vermos em nós o que havia para mudar.
Alguém disse que apenas temos anjos. Concordo plenamente. Temos anjos em todo lado e a qualquer hora. Pedimos-lhes ajuda?